
Se você passasse numa rua e nessa mesma rua encontrasse: cinco farmácias, seis lojas de roupas, três sapatarias, quatro lanchonetes, cinco salões de cabeleireiros e dois Supermercados, todos teriam tudo que você precisasse e com os mesmos preços. Mas, em qual das farmácias você compraria o que precisa? Qual lanchonete você entraria para lanchar? Qual loja ou sapataria você compraria? Qual salão seria a sua opção? Qual supermercado você faria as compras?
O mesmo acontece no meio de tantas moças lindas e educadas e rapazes bonitos e promissores, contudo, são pessoas tristes que têm poucos amigos, gente que, nem mesmo, consegue namorar. Por outro lado, existem pessoas que não são lindas e que nada fascinam esteticamente, mesmo assim, vivem rodeados de amigos e pretendentes. Tudo se resume numa palavra mágica: “ENCANTAMENTO”.
Encantamento não é um treinamento, mas um brinde a vida, não é ficar com os dentes para fora, ou ser galanteador barato, mas, apenas ser feliz; não é sorrir sem vontade, mas valorizar cada segundo da vida; não é tentar agradar por interesse, mas ser apenas gentil; não é tentar provar que sabe alguma coisa, mas ser humilde e simples. Encantamento não se aprende em nenhuma escola de Arte e em nenhuma Universidade , mas aprende com os acertos e desacertos do dia-a-dia.
Uma loja que tem um vendedor que encanta esta realizada, pois enquanto ele estiver lá o cliente estará junto dele. Um líder espiritual que encanta cativa seus féis. Encantamento se aplica a todos os profissionais nessa terra: médicos, advogados, psicólogos, professores, funcionárias domésticas, os que cuidam da limpeza da cidade. É uma linha horizontal da favela ao palácio.
Quem não tiver o segredo do encantamento não permanecerá por muito tempo como vencedor. O maior prejuízo da verdade é perder alguém por falta de encantamento na arte de viver.
Apóstolo João disse: “Voltaram, pois os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntara: por que não o trouxestes? Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem”.
Jesus nunca usou a demagogia, nunca inferiorizou com a pregação para conquistar alguém, contudo, mesmo a verdade que cortava os corações não afastava o povo dele.
Aqui, no texto sagrado, os próprios guardas do templo que estavam com ordem de prisão contra Jesus, porém voltaram de mãos abanano. Ficaram encantados com a pessoa tão humilde e com as palavras tão poderosas de Jesus. “Ninguém nunca falou com este homem”.
A arte de encantar vem de um coração bondoso, tranqüilo, simpático. Quem encanta não critica, mas elogia; não acusa, mas defende; não joga sujeira no rosto, mas limpa. Os guardas não só ouviram, mas viram em Jesus algo extraordinário que lhes encantaram, o amor em serviço da humanidade. Você também já experimentou cultivar a arte de encantar?
João. 7:45-46
Texto que muito nos chamou a atenção em sala de aula. Achei digno partilhar com vocês. Escrito pelo grande amigo: Pastor Mozar de Souza ( Professor, Pedagogo e Psicopedagogo ).