segunda-feira, 30 de março de 2009

A arte de Encantar


Se você passasse numa rua e nessa mesma rua encontrasse: cinco farmácias, seis lojas de roupas, três sapatarias, quatro lanchonetes, cinco salões de cabeleireiros e dois Supermercados, todos teriam tudo que você precisasse e com os mesmos preços. Mas, em qual das farmácias você compraria o que precisa? Qual lanchonete você entraria para lanchar? Qual loja ou sapataria você compraria? Qual salão seria a sua opção? Qual supermercado você faria as compras?

O mesmo acontece no meio de tantas moças lindas e educadas e rapazes bonitos e promissores, contudo, são pessoas tristes que têm poucos amigos, gente que, nem mesmo, consegue namorar. Por outro lado, existem pessoas que não são lindas e que nada fascinam esteticamente, mesmo assim, vivem rodeados de amigos e pretendentes. Tudo se resume numa palavra mágica: “ENCANTAMENTO”.

Encantamento não é um treinamento, mas um brinde a vida, não é ficar com os dentes para fora, ou ser galanteador barato, mas, apenas ser feliz; não é sorrir sem vontade, mas valorizar cada segundo da vida; não é tentar agradar por interesse, mas ser apenas gentil; não é tentar provar que sabe alguma coisa, mas ser humilde e simples. Encantamento não se aprende em nenhuma escola de Arte e em nenhuma Universidade , mas aprende com os acertos e desacertos do dia-a-dia.

Uma loja que tem um vendedor que encanta esta realizada, pois enquanto ele estiver lá o cliente estará junto dele. Um líder espiritual que encanta cativa seus féis. Encantamento se aplica a todos os profissionais nessa terra: médicos, advogados, psicólogos, professores, funcionárias domésticas, os que cuidam da limpeza da cidade. É uma linha horizontal da favela ao palácio.

Quem não tiver o segredo do encantamento não permanecerá por muito tempo como vencedor. O maior prejuízo da verdade é perder alguém por falta de encantamento na arte de viver.
Apóstolo João disse: “Voltaram, pois os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntara: por que não o trouxestes? Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem”.

Jesus nunca usou a demagogia, nunca inferiorizou com a pregação para conquistar alguém, contudo, mesmo a verdade que cortava os corações não afastava o povo dele.
Aqui, no texto sagrado, os próprios guardas do templo que estavam com ordem de prisão contra Jesus, porém voltaram de mãos abanano. Ficaram encantados com a pessoa tão humilde e com as palavras tão poderosas de Jesus. “Ninguém nunca falou com este homem”.

A arte de encantar vem de um coração bondoso, tranqüilo, simpático. Quem encanta não critica, mas elogia; não acusa, mas defende; não joga sujeira no rosto, mas limpa. Os guardas não só ouviram, mas viram em Jesus algo extraordinário que lhes encantaram, o amor em serviço da humanidade. Você também já experimentou cultivar a arte de encantar?

João. 7:45-46


Texto que muito nos chamou a atenção em sala de aula. Achei digno partilhar com vocês. Escrito pelo grande amigo: Pastor Mozar de Souza ( Professor, Pedagogo e Psicopedagogo ).

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Kumady! Voltei!
Kumady que lindo este texto, ele lembra muito aquele livro que o Kumady deu para o MAOV, O Monge e o Executivo, que a arte de encantar se resume em amar, colocar o amor em prática, pois amor que é só sentido não é amor, o amor tem que se fazer em ações, assim como Jesus o viveu, sendo humilde, ajudando, encantando com o modo de ser e agir.
Beijoquinhas e fique com Deus.
Kumady Khênia

Mary disse...

verdade!
encantamento, sedução, carisma... nada disso tem haver com estética... é coisa de dentro, e poucos sabem compreender...

bjooo!

passa no blog, tem comentarios atrasados...rsrsrs

Anônimo disse...

Oi Suellen lindo texto, infelizmentes as pessoas esqueçeram um pouco desta arte,mais acho que ainda ha tempo para se lembrada.

Abraços
Gil
Cuiabá-MT

Lu disse...

Amei o texto, Su! Realmente encantamento é coisa cá de dentro. Bom seria se nos deixássemos encantar pelas coisas de dentro e não pelas aparências. Muito sofrimento seria evitado. Bjus e ótima semana pra vc!

Em Construção... disse...

ameiii o texto amiga....
MUITASSSSSSSSSSSSSSSSS
SAUADDESSSSSSSSSSSSSSSSSS
MUITA CORRERIA PASEII AQUIIII RAPIDO PARA NÃO ESQUECER
TE AMOOOOOOOOO
BJUSSS

Ao toque do amor disse...

Oi, moça... vim fazer uma visitinha, deixar o meu carinho e dizer que cada vez que venho aqui, fico impressionada com suas lindas mensagens.
que seu dia seja muito feliz, abençoado, cheio de surpresas e muitos carinhos.

ah..qual é o dia do teu aniversário?
t+

Ao toque do amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary disse...

su, tem post novo!
bj!